top of page
Foto do escritorIsabella de Andrade

Grandes autoras da capital| Entrevistas e perfis de escritoras de Brasília

Tive a sorte de entrevistar e trazer aqui para oCiclorama grandes autoras da capital. Escritoras de Brasília, criativas e talentosas. É um de nossos projetos e colunas preferidos: mapear a cena literária, principalmente aquela feita por mulheres.  Nada melhor do que março, o mês das mulheres, para relembrar e acelerar esse espaço não é mesmo?

Para facilitar o encontro com essas escritoras de Brasília que ajudam com maestria a movimentar a produção literária da cidade, vou atualizar esse post com todo novo perfil e matéria que seja postado no site. Assim vocês podem conhecer todas com mais facilidade. Além disso, não deixe de conferir a coluna Mulheres em Cena, que trará sempre produções criativas feitas por mulheres entre os livros e outras áreas de criação.

Enquanto isso, você conhece outras boas escritoras de Brasília que ainda não estão por aqui? Manda de sugestão! Queremos conhecer todas! Nosso email para receber sugestões de pauta é: ociclorama@gmail.com.

Confira aqui grandes escritoras de Brasília

Paulliny Gualberto Tort

(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)


Plaulliny Gualberto Tort é talentosa em lidar com a escrita do cotidiano. Nas duas leituras recentes que pude fazer da autora, fui levada a passear entre o psicológico de seus personagens. Sem a necessidade de um acontecimento mirabolante.

Meimei Bastos


Falar do lançamento de Um verso e Mei, de

Meimei Bastos, é deixar um pouco se levar pela certeza da poética cotidiana. Com o livro em punhos e o olhar em fúria, Meimei mostra a poesia que percorre as calçadas, salta pelos becos, grita um tanto a verdade e se faz presente entre os dias.


Livros entre os caminhos

Gabriela Goulart 

Foto: Zouleika Souza


A sensação de liberdade ao colocar o pé na estrada e conhecer novos mundos sem a previsibilidade da rotina é o que as impulsiona a trilhar sempre novos caminhos. As novas perspectivas e descobertas que surgiram ao longo da viagem serviram de inspiração para que Gabriela Goulart escrevesse seu livro, Depois das monções.

Beatriz Leal


Escritora jovem e uma das revelações da literatura brasiliense,

Beatriz Leal tinha ido ao mesmo evento para participar do debate seguinte, onde falaria exclusivamente de seu livro, Mulheres que mordem, indicado ao prêmio Jabuti naquele fim de ano.  A escritora e jornalista mostrou força e habilidade com as palavras em seu primeiro livro.

Noélia Ribeiro


Seja para expressão própria, conforto ou vontade de expandir o diálogo entre poemas, a poesia faz parte dos meus dias desde até onde me recordo de minha própria memória. Entrevistei uma das mais conhecidas poetas da cidade para entender um pouco mais a sua produção criativa, características autorais e entendimento poético.

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page