Histórias em Quadrinhos: Gêmeos da série 10 pãezinhos mostram como misturar fantasia e realidade
Ler a produção em quadrinhos de Fábio Moon e Gabriel Bá nos permite mergulhar outra vez em um mundo cheio de fantasias e, ainda sim, imerso em fortes pitadas de realidade. Nós nos permitimos, enfim, enxergar outra vez com olhos de criança curiosa. Durante a leitura leve dos quadrinhos, é possível lembrar o quanto é doce criar novos mundos e contar histórias. Enquanto a realidade nos sacode do lado de fora, as pequenas revistas ilustradas nos permitem viajar outra vez no lado de dentro. Faz bem esquecer o caos para mergulhar, simultaneamente, alguns instantes na fantasia.
Recentemente terminei a leitura dos cinco livros em quadrinhos publicados na coleção 10 Pãezinhos, criada pelos irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá. Inspirados pela vida cotidiana, os irmãos são especialistas em contar,enfim, pequenas histórias emocionantes e envolventes.
Tirinhas de Fábio Moon e Gabriel Bá
Entre as páginas, uma variedade de sensações e narrativas focadas nas relações humanas, além de um tanto de ação e aventura. Amores, separações, recomeços, rebeldia, medos e descobertas. Ler os quadrinhos da dupla me despertou a vontade de continuar a relação com a escrita apesar de qualquer dificuldade.
10 Pãezinhos: Sonho e realidade nos quadrinhos
Entre as histórias, o talento para criar narrativas se mistura a uma paixão visível pela arte dos quadrinhos. Não há pretensão ou grandes malabarismos, a narrativa surge a partir do desejo de cada personagem em seguir seu próprio caminho. Fantasia e realidade se misturam nas fanzines feitas de maneira independente. Na coleção, os premiados gêmeos criam, desenham, diagramam, xerocam e divulgam as próprias histórias. Emprestam um pouco de suas experiências para dar vida aos personagens.
Os irmãos quadrinistas
A leitura, além de criar a possibilidade de reflexão e crítica, permite também nos despertarmos com calma para os instantes de amor e sonho. Fato importantíssimo para manter a mente equilibrada nos dias atuais. Permitam-se abrir novas páginas! Estimular a criatividade, conhecer novos estilos e gêneros, experimentar, simultaneamente, outras maneiras de contar histórias. Por fim, o lado de dentro é tão importante e necessário quanto o de fora.
Quadrinhos que li dos gêmeos: Crítica. O Girassol e a Lua. Um dia, Uma noite. Fanzine. Mesa para dois. Meu coração, não sei por quê
Sobre a 10 Pãezinhos
10 pãezinhos é uma revista em quadrinhos brasileira no estilo underground do tipo produção independente. Enfim, foi criada por Fábio Moon e Gabriel Bá em 1997. Logo depois, o fanzine impresso chegou a 40 números. Já foram publicados 5 livros dos “10 Pãezinhos”. “O Girassol e a Lua (2000, Via Lettera), “Meu Coração, Não Sei Por Quê.” (2001, Via Lettera), “CRÍTICA” (2004, Devir), “Mesa para Dois” (2006, Devir) e “FANZINE” (2007, Devir).
Por fim, em Novembro de 2004 foi lançado um Album “10 pãezinhos – CRÍTICA” pela Editora Devir, que contém a história “Feliz Aniversário, Meu Amigo!” publicada isoladamente em edição independente e “Qu’est que C’est?” publicada no álbum Autobiographix, pela Editora Dark Horse nos EUA, sendo indicada ao Eisner Awards.
コメント