Afeto – a literatura como possibilidade
O assunto de hoje é como a leitura compartilhada de um livro impresso
se relaciona com as cinco linguagens do amor e os cinco sentidos
Linguagens do Amor
“As cinco linguagens do amor” é o título de um livro escrito por Gary Chapman que apresenta cinco maneiras que damos e recebemos afeto: palavras de afirmação, qualidade de tempo, presentes, formas de servir e toque físico.
Palavras de afirmação: elogios, palavras de encorajamento e pedidos;
Qualidade de tempo: investir tempo compartilhando, ouvindo e participando juntos em atividades significativas comunica que nos preocupamos e apreciamos o outro;
Formas de servir: aquilo que você sabe que o outro gostaria que você fizesse;
Presentes: são símbolos visuais do amor, sejam eles comprados, feitos por você, ou simplesmente sua presença disponível para o outro;
Toque Físico: abraços, beijos, cafunés, andar de mãos dadas;
Em cada um de nós, há uma dessas linguagens que é a principal. Quando as crianças são pequenas, não é sempre evidente qual a primeira linguagem do amor delas, então devemos observar o comportamento e comunicar o nosso amor utilizando as cinco formas para ter mais possibilidade de descobri-la. Durante a leitura de um livro, por exemplo, podemos usar as cinco linguagens:
escolhendo dar um livro de presente (Presente);
usando palavras que encorajem a leitura (Palavras de afirmação);
ler em voz alta, escutar a leitura da criança, partilhar do momento juntos. (Qualidade de tempo);
ler com a criança em seu colo ou estando ao lado (Toque físico);
Se a criança solicitar um jeito específico de ler ou um título, atender as expectativas. (Formas de servir)
Cinco Sentidos
Ler um livro também acessa os nossos cinco sentidos:
Audição: escutar a voz dos pais na leitura de uma história ou dar atenção a leitura feita em voz alta pela criança, permite a troca de emoções, sensações e intenções que influenciam na produção hormonal e no estado emocional de quem escuta e fala.
Tato: pelo abraço, pelo colo, pelo aconchego, mas também por descobrir um objeto impresso de valor estético, o livro, que tem vários tamanhos, diferentes usos da engenharia do papel que incluem as texturas das folhas, o uso de abas, pop-ups e etc.
Visão: na diversidade das ilustrações, dos paratextos e principalmente na troca do olhar entre pais e filhos.
Olfato: desde quando somos bebês os cheiros são vínculos no reconhecimento dos pais e na formação de memórias associadas ao olfato. Existem também muitos leitores que adoram o cheiro de livros novos ou títulos que nos convidam a ler pela interação de páginas perfumadas.
Paladar: assim como o olfato, os gostos fazem parte da seleção de determinadas experiências, lembranças e sensações que podem ser recuperadas por alimentos que estavam sendo consumidos no momento da alguma leitura.
O livro impresso se mostra uma excelente ferramenta para proporcionar a comunicação do afeto entre pais e filhos, educadores e crianças, porque possibilita o uso das linguagens que comunicam amor, ao mesmo tempo que usa dos nossos cinco sentidos.
Por fim, são muitos os benefícios de se ler junto! É investimento de tempo para si e para o outro, que cuida de fortalecer e nutrir os nossos laços familiares e sociais na condição de necessidade para o bem viver!
Boa leitura!
*Se você desejar saber mais sobre este e outros temas, a equipe do Maranduinha oferta cursos de mediação de leitura com títulos de literatura infantil para ambientes escolares e familiares. Entre em contato conosco!
Comments