Como encontra a sua voz na escrita?
Acredito que o processo seja um tanto pessoal, ainda que alguns caminhos conhecidos possam facilitar esse encontro.
Encontrar uma voz e identidade própria na escrita pode ser uma das trajetórias mais gostosas (e profundas) do processo criativo, já que essa voz passa pelo entendimento da sua própria relação e do seu olhar para o mundo.
Um ótimo professor de escrita me ensinou a manter o corpo mais atento para as minhas próprias geografias. De onde eu vim?
Quais eram as minhas raízes, sotaques, ritmos, costumes familiares, palavras inventadas, por que lugares eu caminhei, cresci e construí memórias? Resgatar esses processos ajuda muito nessa etapa de construção de uma voz pessoal.
Isso não significa que a escrita vá se transformar em um terreno apenas de memórias e autobiografias, e sim que essas memórias podem oferecer um caminho incrível para acessar uma identidade única, que vai se deslocar por outros universos.
Experimente um reencontro com você
Foi me atentando a esses detalhes que a minha escrita começou a fluir de um jeito diferente.
Na relação com a água e o cerrado, nas mudanças e estranhamentos, nos processos do corpo, no ritmo em que costumávamos falar em casa e na pulsão de escrita que costuma me apaixonar e me fazer mergulhar na história.
Outro ponto importante é o ritmo e a pulsação do texto. Cada autor escreve em ritmos específicos. Isso pode ser alcançado pela pontuação, tamanho das frases e parágrafos, quantidade de texto na página, jeito de falar do narrador ou personagem.
Para ajudar, leia o texto em voz alta da forma que você gostaria que ele fosse lido. Isso vai te ajudar a entender em que ritmo ele gosta de passear pelocorpo.
Par mim, esses 5 pontos têm sido preciosos na hora de resgatar uma escrita que seja minha e que, aos poucos, vai ganhando uma identidade própria:
Cinco caminho para encontra sua voz na escrita:
1. Resgate a sua geografia pessoal
2. Relembre os lugares em que caminhou e cresceu
3. Lembre-se das palavras diferentes que ouvia em casa
4. Resgate as vozes que escutava na família
5. Busque raízes e memórias
E você, já encontrou a sua?
Comentários