Encontro de Contatores

(Colaborou Fanis Morais)
O ato de contar histórias pode ser um importante aliado para o incentivo e aproximação de crianças com o mundo literário. Além da contação tradicional utilizada em espetáculos teatrais, sendo uma das vertentes e técnicas utilizadas para interpretar narrativas no palco, as histórias foram apropriadas também pelas crianças, que aproveitam o momento para ver seus contos favoritos saírem do papel. As histórias infantis têm papel fundamental na formação do indivíduo, tornando-o criativo, crítico e capaz de tomar decisões. Nelas, a criança pode se identificar, entender melhor seu próprio mundo e começar a pensar criticamente sobre o universo que a rodeia. A partir dos 3, 4 anos, as crianças têm um vocabulário maior e constroem as primeiras frases. A leitura para os pequenos, tanto em casa quanto na escola, contribui muito nessa fase de desenvolvimento.

Dentro deste universo, oCiclorama indica o 7 º Encontro Internacional Boca do Céu de Contatores de Histórias, acontecerá em São Paulo nos dias 14 á 21 de Maio. Reunindo vários contadores de histórias do Brasil e de outros países , além de histórias e experiencias significativas dos convidados, as oficinas, brincadeiras, danças tradicionais, rodas de histórias vão enriquecer o evento, que é
todas as idades. O encontro propicia diferentes situações de contato com a arte da narração que possam inspirar ações educativas, culturais, sociais e estéticas ressaltando a importância das narrativas no mundo de hoje.
Para programação completa e mais informações sobre o encontro clica na página do site oficial do Boca de Céu: http://bocadoceu.com.br/pagina-principal/
O Encontro Internacional Boca do Céu de Contadores de Histórias é um evento bienal que promove um espaço de reflexão, criação e ação cultural, focalizando a arte da palavra, que se move continuamente através da História e das diversas culturas humanas na forma de narrativas orais. A função principal desse Encontro é propiciar diferentes situações de contato com a arte da narração que possam inspirar ações educativas, culturais, sociais e estéticas ressaltando a importância das narrativas no mundo de hoje.
O Encontro é estruturado a partir da Abordagem Triangular para o Ensino e Aprendizagem da Arte, elaborado por Ana Mae Barbosa. Isso significa, antes de mais nada, que a Arte Narrativa é considerada como fenômeno das culturas humanas que ocupa um lugar ao lado das Artes Visuais, Teatro, Música, Dança e artes midiáticas e multilinguísticas contemporâneas.Por isso possibilita formação artística e estética, de modo equivalente às outras artes.
Comments